Publicado em: 15 de dezembro de 2018
Suportando o sofrimento com paciência

Para: Sábado, 15 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Tiago 5.7-11

“Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.” (Tg 5.11)

Nos hospitais estão os pacientes. A palavra “paciente” é derivada de “paciência”. É interessante observar que o “paciente” não tem outra opção a não ser estar paciente. Quando está enfermo e acamado, ele não tem muito o que fazer, pois necessita da ajuda e competência dos médicos e enfermeiros. O paciente precisa esperar o seu corpo reagir e melhorar. Ele também necessita do carinho e da assistência dos familiares e amigos. Por tudo isso ele é chamado de “paciente”.

Você já ouvir falar na “paciência de Jó”? É uma paciência especial, que possibilita passar por contextos de grande adversidade e sofrimento sem se queixar ou praguejar contra Deus e pessoas. Essa paciência de Jó só foi possível porque Jó tinha a esperança de que, no final de tudo, o desfecho seria maravilhoso. Por isso ouvimos falar tanto em “paciência de Jó” como um exemplo a ser seguido. Na carta de Tiago, lemos: “Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia” (Tg 5.11).

Deus nos ensina que devemos confiar nele porque, no final de tudo, algo bom nos espera. A certeza do final feliz está baseada na confiança nesse “Senhor que é cheio de bondade e de misericórdia”. Por causa desse Senhor que enviou o seu Filho Jesus para sofrer, humilhar-se e morrer em nosso lugar, é que estamos seguros e tranquilos. Por isso, enfrentamos as dificuldades e sofrimentos com paciência, pois sabemos qual será o desfecho no final: estaremos no céu, com Deus! Estaremos no céu que nos é dado de graça, pela fé em Cristo. Tudo passará no tempo certo, basta termos paciência.

Oremos: Pai, ajuda-nos a mantermos e a desenvolvermos a paciência no decorrer da vida. Que alimentados pela tua Palavra, tenhamos a certeza de um final feliz no céu contigo. Por Jesus, o nosso exemplo de paciência. Amém.