Publicado em: 10 de fevereiro de 2020
Sucessão

Para: segunda-feira10 de fevereiro de 2020
Texto:  

“O poder de Elias está com Eliseu!” (2Rs 2.15)   

Nem sempre é fácil suceder alguém, sobretudo se a pessoa a ser substituída fez um excelente trabalho ou é uma referência na área. Eliseu estava numa situação assim. Elias, seu mestre, era um grande profeta de Deus. O discípulo queria ser seu sucessor e pediu “duas vezes mais poder”, de acordo com a compreensão da lei de herança em Israel, pela qual o primogênito, o principal herdeiro, ganhava porção dobrada da mesma. Elias sabia que competia a Deus escolher e disse que, se a Eliseu fosse concedido ver a sua partida, ele teria o seu pedido atendido, o que aconteceu. O texto confirma a sucessão: “Os cinquenta profetas de Jericó viram isso e disseram: — O poder de Elias está com Eliseu! (2 Rs 2.15).  

Jesus, antes de ser elevado aos céus, concedeu aos que o viram partir que recebessem o poder do seu Espírito. Não apenas um sucessor, mas doze, que ficaram conhecidos como apóstolos, e depois os que estavam com eles no dia de Pentecostes, cerca de cento e vinte pessoas. Desde então, cada geração de discípulos continua fazendo sucessores ao compartilhar a mensagem que anuncia que o Senhor morreu e ressuscitou para nos trazer salvação, tendo subido aos céus para de lá retornar no último dia para nos buscar. Ao que crê nessa mensagem é concedido o Espírito Santo com o seu poder, o mesmo que capacitou e fortaleceu o profeta Eliseu e o Senhor Jesus, para que possa ser testemunha por onde Deus lhe levar. 

Você que crê está na sucessão dos discípulos de Jesus, recebendo o chamado e o privilégio de transmitir a salvação para um mundo que agoniza no pecado e na morte. O Espírito Santo com o seu poder lhe acompanhará, fazendo com que, pelo ouvir da Palavra de Deus, pessoas se arrependam e creiam, e vidas sejam abençoadas! 

Oremos: Senhor, obrigado por concederes o teu Espírito Santo a todos os que creem no teu nome. Que ele me capacite com poder para anunciar os teus grandes feitos de salvação. Amém.