Publicado em: 24 de outubro de 2018
Sou pecador

Para: Quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 18.9-14

“Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!” (Lc 18.13)

Jesus, na parábola do fariseu e do cobrador de impostos, ensina que dois homens foram ao Templo para orar. Um se gabava de sua vida virtuosa. O outro se sentia tão humilhado que “nem levantava o rosto para o céu”. Imaginando essa cena pode ter-se a impressão que Deus aceitou o segundo homem por causa da sua sinceridade e humildade. Mas essa é uma impressão equivocada.

Deus jamais irá aceitar alguém por ser sincero e humilde. Tal como o cobrador de impostos, muitos grupos religiosos admitem os seus pecados. Entretanto, eles não serão salvos como resultado dessas suas ações. O cobrador de impostos da parábola contada por Jesus foi aceito por Deus apenas porque o Espírito Santo o moveu e o guiou a clamar pela misericórdia divina.

Isto pode ser uma grande surpresa. Mas Deus aceita e salva o ser humano única e exclusivamente por causa daquilo que Jesus Cristo realizou e não por causa das obras, da sinceridade ou mesmo da humildade de alguém.

Alegre-se, portanto, todos os dias por causa daquilo que Jesus Cristo fez por você. Afinal, Deus aceita, perdoa e salva você não como resultado daquilo que você faz, e sim porque ele salva o pecador. Essa é a única esperança da humanidade. Essa é também a razão pela qual Jesus disse que o cobrador de impostos “voltou para casa em paz com Deus” (Lc 18.14).

Da mesma forma, o Espírito Santo nos move a confessar: “Ó Deus, tem pena de mim, sou pecador!” (Lc 18.13). E assim ele nos guia a confiar na misericórdia de Jesus Cristo. E é por meio de Jesus e de sua obra que somos aceitos, perdoados, salvos e, por consequência, podemos viver em paz com Deus!

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela ação do teu Espírito Santo, movendo-me e guiando-me para reconhecer os meus pecados e confiar na tua misericórdia, revelada e consumada em Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém