Publicado em: 24 de maio de 2021
Sou de Deus? 

Para: segunda-feira, 24 de maio de 2021
Texto: João 8.42-47  

A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. (Jo 8.47) 

Nas redes sociais, em programas religiosos de televisão ou em conversas diárias, ouvimos testemunhos de pessoas que dizem receber bênçãos maravilhosas, ou coisas excepcionais de Deus, por pertencerem a um grupo religioso, geralmente liderado por um líder famoso. Por outro lado, quando olhamos para nós mesmos e para outras pessoas, cheias de dificuldades e desafios nas suas vidas, onde nada de maravilhoso ou excepcional acontece, em nosso íntimo surge a inevitável dúvida“Eu sou de Deus? Pois nada de maravilhoso ou excepcional está acontecendo”. 

Algo parecido estava acontecendo no tempo do ministério de Jesus Cristo. Havia algumas pessoas que, por se reconhecerem descendentes do famoso líder Abraãodiziam ser os únicos filhos de Deus. Naturalmente, elas testemunhavam das palavras e obras grandiosas de Abraão e, então, citavam as suas vidas, com fatos grandiosos acontecendo, como pessoas que pertenciam a Deus.  

Jesus, conhecendo o coração de cada uma daquelas pessoas, sabendo que elas apenas olhavam para os sinais exteriores da vida de Abraão e de suas próprias vidas, afirmouVocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele” (Jo 8.47). Na verdade, elas estavam totalmente separadas de Deus. 

A palavra de Deus, diferentemente, nos remete àquilo que Deus faz por nós: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Ou como disse Jesus: “A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus” (Jo 8.47). 

Voltemos à pergunta inicial: sou de Deus? Sim, quando escuto e creio naquilo que Deus fez por mim por meio de Jesus, pertenço a ele e tenho a vida eterna, mesmo que nada de maravilhoso ou excepcional aconteça. 

Oremos:  Amado Deus, peço que o teu amor em Jesus esteja sempre comigo, para que eu viva consolado, sabendo que sou teu neste mundo e na eternidade. Amém.