Publicado em: 02 de maio de 2022
Somos todos estrangeiros 

Para: segunda-feira, 2 de maio de 2022
Texto: 1Pedro 2.11-12  

“Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma.” (1Pe 2.11) 

O apóstolo Pedro qualificou e chamou os cristãos de estrangeiros aqui neste mundo: “Vocês são estrangeiros de passagem por este mundo” (1Pe 2.11). Ou seja, somos peregrinos. Não vivemos para sempre aqui. Somos como a neblina que aparece e logo desaparece, como a flor que de manhã floresce e à tarde murcha, seca e cai. Prova disso são as centenas de mortes diárias. E não sabemos o tempo de peregrinação. Conhecemos o início, mas não o fim. Todas as coisas e pessoas são transitórias e passageiras. 

Pedro exortou os cristãos peregrinos a “que evitem as paixões carnais”, a se absterem de prostituição, bebedices e imoralidades. Por quê? Porque elas estão “sempre em guerra contra a alma”. As paixões carnais nos levam a tropeçar e cair antes de completarmos a nossa jornada. 

Enquanto aguardamos a nossa morada final, precisamos viver uma vida responsável, irrepreensível e não colocar aqui neste mundo o nosso coração, tendo em mente que as questões transitórias do presente não devem ser empecilhos para o glorioso futuro que nos aguarda. Somos desafiados a viver neste mundo rumo à pátria celeste, buscando e pensando nas coisas do alto, onde Cristo vive. 

Peregrinos não possuem casas permanentes, mas têm um propósito no coração: buscam o que há de vir, a morada eterna, o novo céu e a nova terra. Jesus tornou possível que saiamos desta pátria terrena para a celestial. Com a sua ressurreição ele venceu a morte de cruz. Por isso, quem nele crer como caminho, verdade e vida, será salvo, terá a vida que não acaba. 

Diante disso, o que você espera depois de sua passagem por este mundo? Jesus é o único e verdadeiro guia que nos leva para a cidade de Deus, a nova Jerusalém. Entregue o seu caminho ao Senhor e confie nele! 

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos a dizer não às paixões carnais e tentações. Guia-nos sempre pelos teus caminhos. Amém.