Publicado em: 07 de setembro de 2021
Somos independentes? 

Para: terça-feira, 7 de setembro de 2021
Texto: Ezequiel 34.1-10 – DIA DA INDEPENDÊNCIA 

“As minhas ovelhas andam perdidas pelos morros e pelas altas montanhas. Estão espalhadas por toda parte. Ninguém busca essas ovelhas, ninguém procura encontrá-las.” (Ez 34.6) 

Em 1822, exatamente no dia 7 de setembro, foi proclamada a independência do Brasil. A partir dessa data, o Brasil passou a não depender de Portugal, passou a ter autonomia política. É uma data muito importante, muito marcante, mas que trouxe grandes responsabilidades para os líderes que dirigem o país. 

No Antigo Testamento, no relato do profeta Ezequiel, vemos o povo de Israel sendo maltratado pelos seus líderes, as autoridades que deveriam fazer justamente o contrário. Como pastores de ovelhas no campo que abandonam seus rebanhos, eles estavam explorando e usando a autoridade que tinham para afastar as pessoas do caminho de Deus. 

Ezequiel é enviado por Deus para chamar a atenção sobre esse erro, para que os líderes voltassem a cuidar do povo e a fazer a vontade de Deus. Deus disse: “As minhas ovelhas andam perdidas pelos morros e pelas altas montanhas. Estão espalhadas por toda parte. Ninguém busca essas ovelhas, ninguém procura encontrá-las” (Ez 34.6). 

As pessoas que andam afastadas, independentes de Deus, vivem assim, perdidas na vida. O bom pastor Jesus, que dá a vida pelas ovelhas, não quer seu povo desgarrado, afastado, perdido. 

Temos liberdade no Brasil para professar e viver a nossa fé. Louvado seja Deus por isso! Mas não somos independentes de Jesus. Se queremos viver sem ele, perderemos a vida que não termina. Muitas pessoas ainda hoje preferem viver independentes dele, mas talvez ainda não saibam o que isso significa. 

Se você ainda vive afastado, ou se você não se preocupa com isso dentro de sua casa, na sua família, lembre-se de que Jesus quer estar com a sua Palavra habitando em seu lar. Não viva independente de Jesus, mas seja totalmente dependente do seu amor incondicional. 

Oremos: Jesus, não me permitas viver independente de ti. Que eu e meus familiares sejamos totalmente dependentes do teu amor. Amém.