Publicado em: 11 de fevereiro de 2023
Somos cooperadores de Deus

Para: sábado, 11 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Coríntios 3.1-9

“Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus.” (1Co 3.9)

As divisões dentro da igreja em muitos momentos causaram tristeza e sofrimento a líderes e pastores. Sim, dentro da igreja existem problemas e dificuldades pois os cristãos que se reúnem em igrejas cristãs são doentes. Sim, doentes em tratamento. São doentes infectados pelo pecado, pelo egoísmo, pela soberba, pelo orgulho e tantas outras doenças que trazem sofrimentos para o relacionamento entre as pessoas. Por isso não temos uma igreja perfeita, de pessoas perfeitas e sãs.

Graças a Deus esses doentes, que se reúnem em igrejas cristãs, têm tratamento para as suas doenças. E são chamados, assim como são e estão, a serem cooperadores de Deus, apesar das doenças e dos problemas que têm. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Corinto: “Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus” (1Co 3.9).

Paulo apontou para o problema da divisão que existia na igreja. Havia alguns cristãos dizendo que eram de Apolo, outros de Paulo. E, segundo o apóstolo, o problema era espiritual. A igreja de Corinto não era diferente da igreja de hoje, onde existem problemas e dificuldades no relacionamento dos cristãos que continuam causando dor e sofrimento. Paulo apontou para o problema, mas também para a solução.

Não podemos esquecer que todos nós servimos a um único Deus e somos os seus cooperadores assim como somos: imperfeitos. Um único Deus que não apenas nos convida a participar no seu trabalho, mas nos capacita para tal. Não podemos esquecer que todos nós servimos a este Deus que nos enviou o seu único filho Jesus Cristo para sofrer e morrer por nós. O único Filho que nos preparou um lugar no céu onde não haverá mais divisões, onde viveremos em perfeita harmonia na presença de Deus.

Oremos: Senhor, desperta em nós um coração voluntário em te servir, sem divisões na igreja. Que o teu Espírito Santo nos conduza para tal, hoje e sempre. Amém.