Publicado em: 01 de junho de 2023
Somos amados por Deus

Para: quinta-feira, 01 de junho 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 8

“Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?” (Sl 8.4)

Estava tudo perfeito: o colorido intenso da vegetação, estrelas no céu, o fulgor do sol e animais correndo cheios de vida por vales e montes. Tudo revelava a grandeza do Criador. Parecia que a criação estava pronta, quando Deus, movimentando a terra seca, tomou o pó em suas mãos e formou o ser humano em perfeição.

Apesar de o pecado ter afetado toda essa criação perfeita, ainda ficamos perplexos ao ver a beleza e a grandiosidade daquilo que Deus criou. Davi, no Salmo 8, exclamou: “Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares — que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?” (Sl 8.3-4).

O rei Davi contrasta a grandiosidade da criação com a fragilidade do ser humano e pergunta: “que é um simples ser humano?” Já que a consequência do pecado é a morte, poderíamos responder à pergunta dizendo que o ser humano é “pó e ao pó voltará” (Gn 3.19).  Porém, essa não é a única resposta.

Davi, no Salmo 8, não olhou somente para a fragilidade humana, mas olhou também para a grandiosidade daquele que criou o ser humano e deu-lhe glória e honra. Ou seja, o ser humano é pó e ao pó voltará, é frágil, mas também é a única criatura a quem Deus deu “a glória e a honra de um rei” (Sl 8.5), dando-lhe poder sobre a criação e a tarefa de cuidar dela.

Deus amou tanto esse ser humano frágil que deu a vida de seu único Filho para que do pó da terra o ser humano seja um dia levantado para a vida eterna. Nós somos pó e ao pó voltaremos, mas também somos amados por Jesus que promete do pó nos ressuscitar. A graça de Deus define o que somos.

Oremos: Amado Deus, diante da minha fragilidade é extremamente consolador ser lembrado do teu amor por mim. Guia-me na tarefa de cuidar da criação. Por Jesus. Amém.