Publicado em: 16 de dezembro de 2020
Somos abençoados pela dádiva da fé 

Para: quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 1.39-45 

“[Maria] Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse. (Lc 1.45)

Na Bíblia Sagrada, existe uma palavra que é essencial quando pensamos no nosso relacionamento com Deus: confiança. A falta de confiança é raiz de todos os males humanos. O grande exemplo temos na história do jardim do Éden. Lá, morder o fruto foi apenas a concretização visível de algo que já estava no coração do ser humano. Adão e Eva haviam desconfiado do que Deus tinha dito, deixaram-se levar pelas palavras daquele que a tudo quer destruir e, por isso, desobedeceram a Deus. Separados de sua fonte de sentido e vida, Adão e Eva passaram a viver todas as amarguras do pecado. 

No entanto, em seu amor, Deus não os desamparou. Ele trouxe nova palavra para eles, uma promessa: Vou enviar um Salvador! Se a relação foi rompida pela desconfiança, ela é agora reconstruída através da confiança, por meio da fé. É a confiança na promessa que nos conecta a Deus e torna reais em nossa vida todas as suas bênçãos.  

A promessa de um Salvador foi anunciada por todo o Antigo Testamento e a fé nas palavras de Deus manteve o povo firme em tempos de aflição. Finalmente, por meio de Maria, a promessa se cumpriu: o Salvador chegou ao mundo. Maria, ao ouvir a notícia da vinda do Salvador, confiou. O anjo lhe disse: “Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse” (Lc 1.45). 

Nós vivemos depois do cumprimento dessa promessa, mas o Salvador Jesus continua sendo o centro da nossa fé. Confiando nele, recebemos todas as grandiosas bênçãos que ele conquistou: perdão, vida e salvação. Além disso, a confiança em Jesus também nos direciona para o futuro, para a segunda vinda do Salvador, quando as suas promessas se concretizarão de maneira plena. 

Oremos: Senhor Jesus, derrama o teu Espírito sobre mim para que eu me apegue às tuas palavras e seja ricamente abençoado por ti. Amém.