Publicado em: 18 de março de 2020
Somente o Senhor 

Para: quarta-feira, 18 de março de 2020
Texto: Salmo 107.10-16  

“Então, na sua angústia, gritaram por socorro, e o Senhor Deus os livrou das suas aflições. (Sl 107.13) 

Para o povo de Israel, o período em que esteve no cativeiro parecia que seria o seu fim. E, por isso, o desespero que tomou conta dele foi extremamente profundo e perturbador. No entanto, Israel não estava nessa situação por acaso, muito menos por conta de alguma violação civil ou social. O seu exílio se deu porque os israelitas haviam se revoltado contra as ordens do Deus Altíssimo e rejeitado os seus ensinamentos (Sl 107.11). 

Por causa dessa rebelião contra o Senhor e a sua Palavra, Israel estava caindo em um abismo sem volta. E nessa queda, percebeu que não tinha forças para reerguer-se, e que, ao seu redor, não havia nada e nem ninguém que o pudesse socorrer. 

Porém, nesse profundo desespero com relação a si mesmos e a todas as suas forças, os israelitas gritaram por socorro, e o Senhor Deus os livrou das suas aflições. Ele os tirou da escuridão, das trevas, e quebrou em pedaços as correntes que os prendiam (Sl 107.13-14). 

Por causa do pecado, nossa situação não é diferente. Por natureza somos concebidos e nascemos aprisionados à iniquidade e, por isso, também nos revoltamos contra Deus e rejeitamos sua Palavra. No entanto, por sua infinita misericórdia, ele nos chama, nos ilumina e nos congrega, por meio do seu Espírito Santo, para que nos arrependamos do nosso pecado e para queem vez de confiarmos em nós mesmos, confiemos na pessoa e obra de seu Filho Jesus Cristo. Afinal, somente por meio dele podemos receber o perdão e assim, sermos libertados da escravidão do pecado e, um dia, chegar à terra prometida do Céu e à Cidade Santa que, para todo o sempre, será o nosso lar! 

Oremos: Gracioso Pai, tem misericórdia de nós e, pelo teu Santo Espírito, guia-nos para a vida eterna. Mediante teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Amém.