Publicado em: 05 de agosto de 2022
Somente Deus é Deus

Para: sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Texto: Jó 38.4-18  

“Onde é que você estava quando criei o mundo?” (Jó 38.4)  

Quando abrimos a nossa Bíblia no livro de Jó, encontramos um texto que nos dá uma grande lição de vida. Jó, um homem com muitas posses e com uma linda família, perdeu tudo: família, casamento, propriedades, amigos, saúde e todas as suas posses. Como dizemos popularmente: ele caiu em desgraça total. Por que, então, lermos esse livro?  

Assim como nós, Jó também viveu num mundo competitivo no qual perder tudo significa a ruína de uma pessoa. Quando alguém perde seus bens, seja por qualquer causa, muita gente se afasta. Inclusive parentes e amigos chegados. Muitos amargam tristes experiências. E, numa hora dessas, a pessoa procura achar um culpado pela sua desgraça, inclusive blasfemando contra Deus.  

Aqui está uma grande lição que encontramos no livro de Jó. Mesmo que tenha perdido tudo, Jó nunca amaldiçoou a Deus pela sua situação, mesmo quando Deus lhe ensinou verdades duras. 

No livro de Jó lemos: “Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso” (Jó 38.4). Deus, no meio do sofrimento de Jó, ensinou que ele é o único Deus, o criador e mantenedor da vida.  

Outra coisa que o livro de Jó nos apresenta é que no meio do sofrimento aprendemos importantes lições de vida. Inclusive temos exemplos de pessoas que em grande dor e sofrimento compuseram sublimes canções de esperança.  

No sofrimento aprendemos a pensar na nossa existência e revisitamos o modo como estamos vivendo em relação à Palavra de Deus. Por isso, quando estivermos vivendo com dificuldades, não nos esqueçamos de que somente Deus é Deus. Ele enviou Jesus para nos salvar, prometeu estar ao nosso lado e nunca nos abandonará à própria sorte. 

Oremos: Senhor, abençoa e guarda-nos sempre em tua Palavra, para que vejamos a vida e sua plenitude, por meio de Jesus Cristo, o Salvador. Amém.