Publicado em: 29 de abril de 2023
Sofrendo por fazer o bem

Para: sábado, 29 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Pedro 2.19-25

“Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso.” (1Pe 2.20)

O ser humano costuma viver por uma suposta lei que diz: “Tudo o que vai, volta”. Tendo em conta essa lei do retorno, muitos preferem praticar o bem ao próximo e evitar a prática do mal. A lógica é muito simples e racional: se eu fizer o bem para alguém, irei receber o bem de volta. Assim, se todos fizerem o bem, todos serão recompensados.

Infelizmente, a vida nos mostra que essa lógica matemática não é exata nas relações humanas. Por vezes, uma boa ação nem sequer é respondida com gratidão. Diante disso, poderíamos pensar duas vezes antes de fazer o bem. Contudo, o texto bíblico de 1Pedro 2 quebra com o paradigma da retribuição e diz que quem faz o bem pode sofrer por isso. A maior prova disso é o próprio Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para servir a humanidade, procurou curar pessoas enfermas, consolar corações aflitos e amar todos incondicionalmente. Como recompensa, recebeu uma coroa de espinhos e foi pregado na cruz. Então, como ter motivação para fazer o bem diante de tal constatação?

A verdade é que quem pratica o bem visando recompensa não pratica uma boa ação, mas apenas age por interesse. O apóstolo Pedro afirma: “Se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso” (1Pe 2.20). O nosso alvo não deve ser a recompensa, mas o amor ao próximo. Na certeza de que a maior recompensa já recebemos de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação, podemos suportar com paciência todas as aflições por fazer o bem.

Oremos: Amado Pai celestial, concede-me paciência para suportar todo sofrimento que possa recair sobre mim por fazer o bem. Que o amor de Cristo me baste e seja o meu combustível para fazer o bem. Amém.