Publicado em: 17 de julho de 2020
Só cuida quem ama 

Para: sexta-feira, 17 de julho de 2020
Texto: Jeremias 23.1-6  

“O Senhor, o Deus de Israel, diz o seguinte a respeito das autoridades encarregadas de cuidar do seu povo.” (Jr 23.1) 

Um dos temas mais presentes nos telejornais brasileiros diários é, com toda a certeza, o da corrupção. Constantemente novas e diferentes artimanhas articuladas por pessoas inescrupulosas são descobertas e envolvem vultuosos desvios dos cofres públicos, prejudicando uma enormidade de pessoas. E mais: frequentemente essas ações são planejadas e executadas por pessoas eleitas pelo voto popular, que, portanto, carregam consigo a confiança e a esperança de um grande número de pessoas. Com raras e elogiosas exceções, o que se vê é quase uma corrupção institucionalizada e estrutural, que corrói as finanças públicas e inviabiliza a maioria dos programas e projetos de proteção social, que, via de regra, atendem os mais carentes economicamente. 

O profeta Jeremias alerta que é de responsabilidade das autoridades cuidarem de seu povo. Em uma de suas profecias, ele começa dizendo: “O Senhor, o Deus de Israel, diz o seguinte a respeito das autoridades encarregadas de cuidar do seu povo” (Jr 23.1), e passa a falar do descaso das autoridades. A ação esperada é, portanto, a do cuidado. Como tudo seria diferente se as autoridades efetivamente cuidassem do povo!

Porém, como sabemos, o cuidado envolve amor. Jamais haverá cuidado sem amor, sem atenção, sem empatia, sem misericórdia. Jamais haverá cuidado sem respeito, sem compromisso, sem responsabilidade. Daí o frequente alerta para que bem escolhamos as nossas autoridadesDeus é o Deus de amor e por isso cuida. Por isso ele prometeu ao povo um “rei justo” (Jr 23.6), e enviou Jesus, que cuida de nós, nos dando vida e paz. “Esse rei será chamado de ‘Senhor, nossa salvação’.” (Jr 23.6). Quanto mais as pessoas, inclusive as autoridades, ouvirem esse Rei, mais dispostas estarão a servir.

 

Oremos: Senhor, que tu estejas com as nossas autoridades. Age em seus corações, para que sempre tenham o sincero compromisso de cuidar do povo. Amém.