Publicado em: 10 de janeiro de 2024
Sinceridade 

Para: quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
Texto:  

“Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor!” (1Sm 3.18) 

Falar a verdade em muitos momentos pode ser bastante dolorido. Não esconder as coisas, ser sincero, é desafiador. E dizer a verdade para uma pessoa, com o objetivo de ajudá-la, é mais desafiador ainda. 

O menino Samuel passou por uma situação que, talvez, jamais imaginaria passar. Ele ouviu a voz de Deus dizendo coisas duras contra o sacerdote Eli, porque esse não impediu que os seus filhos parassem de dizer coisas más contra o Senhor. Deus disse a Samuel que iria castigar toda a família do sacerdote e que nenhum sacrifício de animais apagaria os pecados cometidos. Deus estava profundamente aborrecido com Eli e os seus filhos. 

E agora, o que fazer? Samuel estava com medo de falar sobre o que ele tinha ouvido da parte de Deus. Mas Eli, o idoso sacerdote logo foi perguntando naquela manhã: “O que foi que Deus lhe disse? Não esconda nada de mim” (1Sm 3.17). E Samuel não escondeu, foi direto ao ponto e disse o que precisava dizer. Eli foi humilde e reconheceu: “Ele é Deus, o Senhor. Que ele faça tudo o que achar melhor! (1Sm 3.18). 

Falar e ouvir a verdade é desafiador. Deus é sincero conosco, nos mostrando com clareza que os pecados que cometemos por meio dos nossos pensamentos, omissões, ações e palavras, são coisas graves e que trazem consequências para esta vida e para a eternidade. Felizmente, ele nos diz também que há um sacrifício que pode pagar o mal que cometemos. O sacrifício não é de nenhum animal, como era o costume no tempo de Samuel. Jesus deu a vida por você e por todas as pessoas. Ele é o sacrifício perfeito. Quando cremos nele, arrependidos recebemos de Deus o perdão completo e, consequentemente, a certeza da vida eterna.   

Oremos: Pai querido, muito obrigado pela sinceridade dos teus ensinos. Obrigado porque usas pessoas para nos chamares de volta ao teu caminho. Que a tua Palavra nos motive a sermos sinceros quando erramos. Em nome de Jesus. Amém.