Publicado em: 22 de dezembro de 2017
Sinal

Para: Sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Texto: Isaías 7.10-14

“Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.” (Is 7.14)

A situação era dramática. Havia ameaça por todos os lados. Cerca de setecentos anos antes da vinda de Jesus, o povo de Judá sofria. O povo e o rei Acaz ficaram agitados, com muito medo de serem subjugados em uma guerra. Deus envia, então, o profeta Isaías para tranquilizá-los: “Eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá” (Is 7.7). Deus vai além e diz a Acaz para que peça um sinal. Acaz, incerto, talvez desconfiado, não pede. E Isaías novamente vai ao encontro do rei, dizendo: “Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel” (Is 7.14).

Como Acaz, em nossos momentos de pressão e angústia diante das incertezas do futuro, desconfiamos das promessas de Deus. Quando estamos em dor, ouvir Deus nos dizendo para entregar nosso caminho ao Senhor, confiar nele e o mais ele fará, parece algo até mesmo sem sentido. E, como insistiu com Acaz, Deus insiste conosco. Ele continua mantendo sua Palavra e suas promessas. Se ele diz que cuidará de nós, ele cuidará. Se ele diz que pode acalmar nosso coração com a paz, ele acalmará. Se ele diz que é preciso um sacrifício perfeito para que os pecados de todo o mundo sejam perdoados, ele providencia o sacrifício. E a jovem virgem, Maria, deu à luz um filho, Jesus. Jesus, que tira os pecados do mundo dando sua vida em favor de nós.

Esse mesmo Jesus, filho da virgem, Filho do Altíssimo, Senhor dos senhores, vem em meio às nossas guerras e batalhas nos dizer que está conosco todos os dias, até o fim dos tempos. Ele é o que afirma que quem nele crer, mesmo que morra, viverá. Ele é o Emanuel, Deus conosco, perto, com seu poder e graça.

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me a confiar sempre nas tuas promessas, na certeza de que tu cuidas de mim em todos os momentos. Em teu nome. Amém.