Publicado em: 19 de dezembro de 2022
Sinal 

Para: segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
Texto: Isaías 7.10-14  

“Peça ao Senhor, seu Deus, que lhe dê um sinal.” (Is 7.11) 

Quando passamos por momentos de dificuldade e provação, elevamos os olhos e as vozes aos céus, pedindo algum sinal de Deus, de que ele ainda se lembra de nós e de que as coisas vão melhorar. Um sinal serve para acalmar o coração e os nervos, renovando a esperança de dias melhores. 

Uma situação crítica vivia o povo de Judá, liderado pelo seu rei, Acaz. Inimigos poderosos haviam se aliado para invadir o reino e Jerusalém estava em apuros. Eles estavam apavorados, conforme descreve Isaías: “[Acaz] e todo o seu povo ficaram com tanto medo, que tremiam como varas verdes” (Is 7.2). Nesse contexto, Deus enviou o profeta para fazer uma oferta ao rei, aparentemente irrecusável: “Peça ao Senhor, seu Deus, que lhe dê um sinal. Esse sinal poderá vir das profundezas do mundo dos mortos ou das alturas do céu” (Is 7.11). 

A resposta do rei nos deixa boquiabertos. Ele podia pedir qualquer sinal, mas não pediu nenhum. Decidiu lidar do seu jeito e a seu modo, sem reconhecer a necessidade do auxílio divino, desprezando aquilo que o profeta tinha acabado de lhe dizer: “Se vocês não tiverem uma fé firme, não poderão ficar firmes” (Is 7.9). 

Em diferentes momentos, sentiremos medo ou ansiedade diante de situações críticas ou inesperadas. Felizmente, Deus já nos deu o sinal de que precisávamos: ele enviou Jesus Cristo, o seu Filho, nascido da virgem Maria, que encarou o nosso medo e não cedeu ao desespero. Ele foi às profundezas do mundo dos mortos para depois ressuscitar e subir às alturas do céu, de onde há de voltar. Não há situação com a qual ele não possa lidar. Entregue o seu problema a ele e confie. 

Oremos: Querido Deus, em muitos dias da minha vida eu sinto medo. Obrigado por me dares o sinal da tua graça e favor em Jesus, que cuida de mim e nunca me abandona. Amém.