Publicado em: 29 de outubro de 2023
Simplesmente, ame!

Para: domingo, 29 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 22.34-46 

“Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?” (Mt 22.36)

Em certa ocasião, um Mestre da Lei, uma pessoa a quem hoje chamaríamos de Doutor em Teologia, tentou surpreender Jesus e desqualificar a sua sabedoria ao fazer uma pergunta complexa. A pergunta era sobre qual seria o mais importante de todos os mandamentos da Lei divina. Para uma boa parte de nós a resposta pode ser um tanto óbvia, hoje. Mas, os religiosos daquele tempo haviam juntado um conjunto de 613 mandamentos bíblicos minunciosamente selecionados da Torá, ou seja, dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento escritos pelo profeta Moisés. E, entre aqueles estudiosos, intérpretes da Lei, havia divergência nos conceitos sobre quais seriam os mandamentos “pesados” e quais os “leves”. Sendo assim, aquele mestre da Lei perguntou: “Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?” (Mt 22.36). 

Jesus surpreendeu a todos, ao responder: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Ame os outros como você ama a você mesmo” (Mt 22.37, 39). Amar a Deus com todo o coração para que esse amor seja a motivação da nossa vida. Amar com toda a alma significa amar com todo o nosso entusiasmo e o tempo todo. E amar com toda a mente significa utilizarmos todo conhecimento e inteligência para o bem do Reino de Deus.  

Tão importante é também amar o nosso próximo, amar as pessoas que encontramos e que precisam de nossa ajuda. Não se trata de amar somente os que nos fazem o bem. Assim como Cristo nos amou, dando a sua vida por nós, amemos nós os outros. E, não nos esqueçamos de que, antes de amarmos o outro, Deus já nos amou e nos aceitou por meio do que Jesus fez por nós. 

Então simplesmente, ame! Este é o mais importante mandamento de Deus. Por meio dele o mundo tem sido salvo e a vontade de Deus tem sido realizada.  

 Oremos: Amado Deus e Pai, perdoa-me porque muitas vezes me esqueço do teu amor e deixo de amar as pessoas. Aumenta a minha fé e o teu amor dentro de mim. Por Jesus. Amém.