Publicado em: 27 de junho de 2021
Siga-me 

Para: domingo, 27 de junho de 2021
Texto: Lucas 9.51-62

Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” (Lc 9.62) 

Ser discípulo de Jesus é uma mudança completa. Os discípulos de Jesus tiveram sua vida transformada pelo convite do mestre: “Siga-me!” Os discípulos saíram do lugar onde estavam, dos seus ofícios e da vida sob a escravidão do pecado. A vida, então, foi moldada pelo ensino de Jesus. 

Entretanto, o texto do Evangelho de Lucas, capítulo 9, nos apresenta algo diferente e impactante quando Jesus dá respostas duras aos que querem segui-lo“Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus” (Lc 9.62). Jesus mostra que a vida de discípulo traz consigo uma mudança importante. Os discípulos não terão onde reclinar a cabeça, terão de anunciar o Reino de Deus em qualquer circunstância, dedicando toda sua vida ao discipulado, sem olhar para trás. Vida de discípulo é uma vida sob a cruz. 

Ser discípulo de Jesus é ser acolhido dentro da realidade de Cristo, não o contrário. Não somos nós que abrimos um pequeno espaço em nossa vida para que Jesus faça parte dela, mas toda nossa vida é mergulhada na vida de Cristo. Pois foi para nos salvar que Jesus Cristo morreu na cruz e por meio do seu sangue fomos comprados. Agora somos propriedade de Deus, membros do corpo de Cristo. A nossa vida foi envolvida pela vida de Cristo para que tenhamos perdão, vida e salvação. 

A vida de discípulo tem os seus desafios, alguns que parecem grandes demais para os nossos olhos. E se dependesse de nós, jamais conseguiríamos enfrentá-los. Porém, com a força que Cristo nos dá, podemos enfrentar qualquer situação. Cristo acompanha os seus discípulos, fortalecendo e amparando em todos os momentos. Ser discípulo de Jesus é muito mais do que ser convidado a viver desafios, é um convite da graça de Deus que nos entrega bênçãos eternas. 

Oremos: Querido Deus, abençoa a minha vida para que eu seja um fiel discípulo de Jesus. Guia-me no teu caminho. Amém.