Publicado em: 23 de setembro de 2018
Servindo a Deus

Para: Domingo, 23 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 16.1-13

“Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.” (Lc 16.13)

A parábola do administrador desonesto, em Lucas 16, tem gerado algumas dúvidas e incertezas. O que Jesus queria ensinar? A quem está se dirigindo? É importante destacar que o elogio que aqui é dado, não é pela desonestidade, mas, sim, pela esperteza do administrador. Também nós, como filhos de Deus, precisamos cuidar ao administrarmos os nossos dons, tempo, bens, vida, para levar pessoas a Cristo.

No texto, o dono pede que o administrador preste contas. Nós somos administradores das coisas de Deus. Isso significa que não devemos nos apegar demais às coisas materiais, como se perdurassem para a eternidade. Na administração das coisas de Deus, deveríamos ter em mente que tudo que fazemos deveria sempre visar a honra e glória de Deus. Afinal, não podemos “servir a Deus e também servir ao dinheiro”. Como disse o apóstolo Paulo: “Portanto, quando vocês comem ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Afinal, Deus nos deu a vida eterna através de Jesus!

Um comentarista diz sobre a parábola: “Guarde-se de tornar-se escravo da busca pela riqueza. Em vez disso, use o dinheiro para fins piedosos e eternos. Deus nos oferece um tesouro eterno em Cristo e, assim, uma perspectiva correta a respeito de dinheiro e bens” (Bíblia de Estudo da Reforma, p. 1722).

Deus nos ajude para que jamais nos deixemos vencer pelo amor ao dinheiro, mas que tenhamos sabedoria para usar o dinheiro e os bens, em nosso favor e para o bem e a salvação do nosso semelhante.

Oremos: Senhor, o mundo é muito esperto no uso das coisas materiais. Que utilizemos dinheiro e bens desprovidos do apego material, mas para o nosso bem-estar e para o bem do nosso próximo. Em nome de Jesus, que nos libertou e trouxe vida plena. Amém.