Publicado em: 12 de novembro de 2017
Servindo a Deus com ofertas

Para: Domingo, 12 de novembro de 2017

Texto: Marcos 12.41-44

“Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali.” (Mc 12.41)

Servir ao Senhor Deus inclui muitas coisas: orar, louvar, cantar, auxiliar o próximo, dedicar os dons ao trabalho do Senhor. Servir ao Senhor Deus também inclui a oferta.

Quando as doze tribos de Israel entraram em Canaã, Deus distribuiu a terra entre onze tribos. Uma das tribos, a de Levi, não recebeu uma porção de terra para trabalhar. E recebeu outra incumbência: cuidar do Templo, desde as cerimônias até a limpeza geral. Para seu sustento, Deus ordenou que as onze tribos que haviam recebido partes da terra de Canaã ofertassem para o Templo, para que nada faltasse ao Senhor Deus e nem para as pessoas que cuidavam do Templo.

Ainda hoje, essa prática continua. A igreja local depende das ofertas das pessoas para que o culto seja realizado e o trabalho seja mantido, especialmente o trabalho de evangelização. É aí que entra o servir a Deus através das ofertas. Essa atitude de ofertar requer muita confiança em Deus, em sua providência, na palavra de Jesus que nos disse para não ficarmos preocupados nem ansiosos com o dia de amanhã e pormos em primeiro lugar na nossa vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele nos dará todas as coisas, comida e vestes.

E para a obra da pregação do evangelho, Deus decidiu confiar em nós, limitados, pecadores, imperfeitos. Somos motivados pelo perdão dos pecados dado a nós pela morte de Jesus e a promessa da vida eterna pela ressurreição dele. E ainda contamos com o Espírito Santo, que, pelo evangelho, nos capacita e nos incentiva a servir a Deus com tudo o que somos e temos: com nosso louvor, com nosso tempo, com nossa alegria, com nossas ofertas.

Oremos: Obrigado, Pai, pela confiança depositada em nós para esse grande trabalho no teu Reino. Que nossas ofertas contribuam para a expansão dessa obra, que leva a salvação a tantas pessoas. Em nome de Jesus. Amém.