Publicado em: 08 de novembro de 2017
Servindo a Deus com humildade

Para: Quarta-feira, 08 de novembro de 2017

Texto: Marcos 12.38-40

“Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças.” (Mc 12.38)

Como é frustrante fazer muito bem alguma coisa e não receber elogios. Por isso, Jesus aconselha a nem esperarmos elogios e fazermos o bem pela satisfação de agradar a Deus.

Os fariseus, na época de Jesus, procuravam cumprir a lei de Deus em detalhes. Isso não era errado. Mas, dois detalhes incomodavam Jesus: eles queriam se exibir com suas práticas e exigiam dos outros que também as cumprissem. Por isso ele alertou: “Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças” (Mc 12.38).

Cumprir a lei de Deus e andar nos seus caminhos sempre serão nossos objetivos. E quanto mais o fizermos, mais Deus ficará feliz, é claro. Mas Deus espera que não procuremos os aplausos dos outros e nem julguemos se alguém também está ou não fazendo isso. O exemplo para isso vem do próprio Jesus. Ele veio com uma missão muito especial: resgatar as pessoas de volta a Deus, trazer paz ao coração das pessoas, mostrando o perdão de Deus. E não apenas por palavras, mas se entregando à morte e ressuscitando. Jesus tinha tudo para se orgulhar. Ele podia curar, expulsar demônios, até ressuscitar mortos. Mas conforme nos diz o apóstolo Paulo: “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus” (Fp 2.6). Resistiu a todas as tentações de fazer algo que atraísse as honrarias humanas. Ele serviu ao Pai, cumpriu a sua vontade, sem jamais se vangloriar, porque sabia que o coração do seu Pai estava feliz.

Por isso, em nossa vida como cristãos, nada temos do que nos orgulhar, seja de nossa fé, de nossa consagração, de nossos trabalhos, de nosso servir ao Senhor. É com essa humildade e coração agradecido que vamos continuar servindo ao nosso Deus.

Oremos: Amado Pai, obrigado por tudo que recebi de ti. Ajuda-me a utilizar isso para te servir com humildade. Em nome do Salvador Jesus. Amém.