Publicado em: 24 de março de 2022
Ser ouvido 

Para: quinta-feira, 24 de março de 2022
Texto: Salmo 142  

“Ó Senhor, eu grito pedindo a tua ajuda. Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida.” (Sl 142.5)  

Você normalmente ora em voz alta ou em pensamento? Já sentiu vontade ou precisou falar bem alto em sua oração? No Salmo 142 é exatamente isso que acontece! Davi fez a sua voz ser ouvida até mesmo com gritos: “Eu grito pedindo a tua ajuda! Eu clamo a Deus, pedindo socorro!” Escondido no fundo de uma caverna, ele olhou para os lados e não enxergou ninguém que o ajudasse. Vivendo esse desespero, clamando em voz alta, orou e confessou em quem confiava: “Ó Deus, tu és o meu protetor, és tudo o que desejo nesta vida” (Sl 142.5). 

É provável que você já tenha sentido vontade de gritar quando viveu alguma dificuldade ou desespero. E é possível também que uma oração em pensamento, relativamente calma, não tenha expressado o que estava em seu coração naquele momento. É preciso colocar para fora, até mesmo aos gritos, os medos, sofrimentos, súplicas e aflições! 

É consolador saber que o próprio rei Davi também viveu momentos assim. Não somos diferentes dele como seres humanos, necessitamos lamentar e gritar em muitos momentos! Porém, ainda melhor é saber que o Deus que ouviu os gritos de Davi e atendeu os seus pedidos, é o mesmo Deus que ouve os nossos gritos e atende os nossos pedidos. 

Ele não somente ouviu como também fez algo concreto por todos que sofrem, choram e precisam gritar pedindo ajuda. Em Jesus, o próprio Deus veio até nós e chorou, sentiu nossas dores, nossos medos e desesperos. Carregou-os consigo na cruz e morreu por causa deles. E hoje convida você a colocar todas as suas dificuldades sobre ele. Seja uma oração calma e tranquila do seu dia a dia, seja um grito de socorro com lágrimas e com dor, Deus nos escuta por meio de Cristo e nos atende conforme sua sábia vontade. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por ouvires os meus pedidos e gritos de socorro. Eu te louvo porque tu tens sido bom para mim. Em Jesus. Amém.