Publicado em: 28 de outubro de 2018
Ser como uma criança

Para: Domingo, 28 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 18.15-17

“Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.” (Lc 18.17)

Já em 1.800 a.C., o código de Hamurabi dava aos pais o direito de deixar propriedades para os seus filhos como herança. Talvez para muitas pessoas na época, esse conceito poderia parecer uma tolice: crianças de colo tendo o direito legal de receber uma coisa pela qual não haviam trabalhado, nem feito por merecer, e nem tinham condições de pedir.

Jesus também usou algumas crianças pequenas para explicar como o Reino de Deus vem a cada um: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele” (Lc 18.17). O ser humano não pode fazer nada para merecê-lo, não se pode reclamar os direitos sobre o Reino de Deus. Mas, como uma criança que recebe uma herança, o ser humano simplesmente recebe o Reino de presente.

Como esse pensamento pode ser possível? Tal como uma herança legal, a herança espiritual não está baseada na capacidade ou no feito de quem a recebe, mas na ação do doador. Nesse caso, o doador é o gracioso Pai celestial.

Assim como na época de Jesus, hoje a compreensão geral da sociedade é de que a pessoa tem de fazer alguma coisa para merecer algo. Na escola é assim, no trabalho é assim, no dia a dia é assim. Então, com o Reino de Deus também deve ser assim, poderíamos pensar. Mas, graças a Deus, em seu Reino não é assim.

Você não precisa lutar para conquistar um passaporte para o Reino de Deus: Jesus realizou tudo o que era necessário por você. Portanto, alegre-se na bênção que é receber o Reino de Deus como uma criança. Ou seja, não pelos seus méritos, pela sua inocência ou pelo que fez. Mas como alguém totalmente dependente do doador, o Deus da vida.

Oremos: Querido Deus, obrigado por nos concederes por herança o teu Reino. Que a cada dia reconheçamos que nada fazemos para recebê-lo, mas que ele é dádiva do teu amor. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.