Publicado em: 05 de junho de 2017
Ser bem-sucedido

Para: Segunda-feira, 05 de junho de 2017

Texto: Deuteronômio 6.4-9

“Povo de Israel, tenha o cuidado de cumprir a lei de Deus. Então, conforme disse o Senhor, o Deus dos nossos antepassados, tudo correrá bem para vocês, e vocês se tornarão numerosos naquela terra boa e rica onde vão viver.” (Dt 6.3)

Quem não deseja ser bem-sucedido na vida? Que tudo corra bem na vida? Ser bem-sucedido na perspectiva de Deus tem a ver com fé e vida a partir da fé. Tem a ver com família, paz, comunhão, partilha, entendimento, cooperação. Ser bem-sucedido para Deus é, acima de tudo, reconhecer nele o único Deus, criador e mantenedor de todas as coisas e buscar seguir com sinceridade suas orientações.

O povo de Deus do Antigo Testamento andava peregrino pelo deserto. Caminhava alimentado pela esperança da “terra que mana leite e mel”. Eram dias difíceis. Mesmo tendo sido libertados da escravidão, a caminhada era difícil e não faltavam momentos de desânimo, de desconfiança e até revolta. E Deus lhes disse: “Povo de Israel, tenha o cuidado de cumprir a lei de Deus. Então, conforme disse o Senhor, o Deus dos nossos antepassados, tudo correrá bem para vocês, e vocês se tornarão numerosos naquela terra boa e rica onde vão viver” (Dt 6.3).

Hoje, caminhamos em fé, alimentados pela esperança, andando em amor, mas tempos difíceis nos envolvem. Lutamos com nossas dificuldades. Mas Deus nos diz hoje, como disse ao seu povo da antiguidade: “Escute, povo de Israel, o Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças” (Dt 6.4). Deus nos acena claramente com a verdade de que não há amor em outro lugar, não há vida em outro lugar. Para que tudo corra bem, precisamos lembrar do amor de Deus, seu cuidado por nós.

Sob este amor, construiremos ambientes saudáveis, de liberdade e mútua confiança, de fé e esperança, reconhecendo as dificuldades e trabalhando para superá-las, porque culpas não há mais a carregar. Isso ele, Jesus Cristo, já fez. E tudo correrá bem.

Oremos: Pai, ajuda-nos a reconhecer que em ti está o amor, a vida e a felicidade. Guia-nos por caminhos seguros. Amém.