Publicado em: 09 de setembro de 2018
Sente e calcule!

Para: Domingo, 09 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 14.25-35

“Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar.” (Lc 14.28)

Jesus se dirige às grandes multidões, dizendo: “Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.26). São palavras duras de Jesus, porque nós sempre estamos dispostos a fazer média entre o amor à família e o amor a Jesus. Mas o Salvador não quer um amor dividido. Jesus continua: “Quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27). Tomar a cruz, neste caso, é negar a si mesmo, é estar pronto para morrer como Jesus morreu.

Estas palavras são tão duras porque vêm daquele que supostamente quis fundar uma das grandes religiões do mundo. Mas se esta era a intenção de Jesus, então, na presença de grandes multidões, a estratégia dele não foi a mais adequada. Um fundador de religião teria tentado vender a ideia de que os riscos envolvidos eram poucos e que entrar na religião seria a solução de todos os problemas.

Mas Jesus não é o fundador de uma grande religião; ele é o Salvador do mundo. Ele não faz lavagem cerebral ou pressão psicológica. Ele não constrange nem engana ninguém. Embora não coloque a cruz e as dificuldades como condição para ser discípulo, deixa claro que estar sob a cruz é uma das marcas da sua igreja.

Cristo é tão amoroso e libertador que, em vez de iludir seus seguidores com pílulas de autoajuda e pensamento positivo, pede que, por assim dizer, peguem a calculadora e examinem qual será o custo. No entanto, mais importante do que descobrir o custo envolvido nesse seguimento é saber o que se perderá, caso se deixar de seguir Jesus. O apóstolo Paulo, sabendo que o viver é Cristo, confessou: “Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo” (Fp 3.8).

Oremos: Jesus, obrigado por teres me chamado a ser teu discípulo. Permite que, ao avaliar os custos, eu descubra que o maior tesouro ainda és tu. Amém.09