Publicado em: 31 de janeiro de 2024
Sentar junto 

Para: quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Texto:  

Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. (1Co 9.22) 

Frequentemente são noticiadas ações solidárias como a distribuição de roupas, cobertores ou alimentos. Isso é importante para socorrer o semelhante. Porém, como filhos de Deus, necessitamos ir além. Precisamos sentar junto das pessoasPor exemplo, ir até o faminto levando comida e almoçar com ele. Vestir um casaco, colocar outro sobre o ombro e levar para pessoa que está com frio, dedicando atenção e tempo para ela.  

O apóstolo Paulo afirma: “Eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns” (1Co 9.22). Paulo, relacionando-se com judeus e não judeus, com culturas e tradições diferentes, fundamenta e submete o seu viver à lei do amor incondicional de Cristo. Ele mostra que seu modo de viver tem o objetivo de levar Jesus às pessoas e as pessoas a Jesus.  

O Salvador Jesus se fez igual a nós. Pela sua cruz e tumba vazia, Jesus nos possibilita sentar ao lado de Deus. Podemos viver nesta segura esperança de que Jesus também vem sentar junto de nós, chorar conosco e sorrir conosco.  

Essa verdade impulsionou o ministério de Paulo e impulsiona cada seguidor de Jesus. Paulo não está sugerindo uma adaptação do evangelho de acordo com a vontade do ouvinte. Ele mostra o fato de que o evangelho de Jesus não somente nos liberta das garras do diabo, do pecado e da morte, mas também nos torna livres para servir a Deus na vida do semelhante.  

É necessário, livremente, “calçar o sapato” do outro, sentar junto dele, a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. Como diz a Escritura: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos o mesmo cuidado” (Rm 12.1516). 

Oremos: Amado Pai celestial, impulsionados pelo teu amor, ajuda-nos a sentar junto de quem precisa. Por Jesus. Amém.