Publicado em: 24 de março de 2018
Senhores e servos

Para: Sábado, 24 de março de 2017

Texto: Filipenses 2.5-11

“Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos.” (Fp 2.7)

Chamamos de “senhor” alguém que exerce poder sobre qualquer um, a qualquer momento. Cada vez que tomamos uma decisão que tem impacto sobre a vida de alguém ou que tem consequência sobre a criação, agimos como “senhores”.

Martinho Lutero escreveu um texto chamado “Da Liberdade Cristã” que está baseado em duas afirmações. Uma delas é: “O cristão é um senhor completamente livre, não sujeito a ninguém”.

Você é esse aí! Completamente livre em Cristo. Ninguém pode exigir nada de você, ninguém pode mandar em você, você pode fazer tudo o que quiser, você é um “senhor”. A pergunta é: que tipo de senhor você é? Essa pergunta é importante porque naturalmente defendemos nossos próprios interesses e somos tentados a pensar que somos livres em Cristo para benefício próprio, não para o benefício do próximo.

Então, para esses “senhores batizados”, o apóstolo Paulo fala a respeito de outro Senhor. Um Senhor que atende pelo nome de Jesus Cristo. A razão pela qual Paulo fala desse Jesus é fazer uma comparação entre o tipo de senhores que nós nos tornamos e o tipo de Senhor que Jesus é. E, então, o que este Senhor fez? Ele não considerou ser igual a Deus, mas se tornou nada, tomou forma de servo. “Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos” (Fp 2.7). Esse Senhor se tornou obediente até a morte. E não qualquer tipo de morte: ele foi executado, humilhado, pregado em uma cruz para que todos pudessem vê-lo, envergonhado e morto. Por você! E por mim! Esse é o tipo de Senhor que nós temos.

Por isso Lutero coloca ao lado da primeira afirmação essa segunda: “O cristão é um servo completamente comprometido com seu serviço, sujeito a todos”. Essa é a vida que nós somos chamados a viver como senhores.

Oremos: Querido Deus, abençoa-nos para que possamos viver como senhores, servindo uns aos outros em nome de Cristo. Amém.