Publicado em: 31 de dezembro de 2021
Senhor, dá-me sabedoria para o novo ano 

Para: sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
Texto: 1Reis 3.4-15  

“Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Rs 3.9) 

A virada do ano geralmente é marcada por votos de sucesso e felicidade que desejamos uns aos outros. É também um momento para agradecer e pedir coisas boas em oração. Você já pediu alguma coisa a Deus para o próximo ano?  

Certa vez, por amor e bondade ao seu povo, Deus disse a um servo dele que pedisse qualquer coisa. A resposta desse servo, o rei Salomão, foi a seguinte: “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Rs 3.9). Essas palavras mostram que Salomão reconheceu que, sozinho, não era capaz de vencer os desafios que teria pela frente e, por isso, pediu sabedoria. 

É claro que as circunstâncias hoje são bem diferentes, mas nós também precisamos da orientação de Deus diante dos desafios que virão. Sabemos que a vida não é feita somente de sucesso e felicidade. Pelo contrário, por causa da realidade que a Bíblia chama de pecado, a vida é feita de dificuldades e desafios, ano após ano. Por essa razão, é importante reconhecer que precisamos da orientação de Deus, assim como Salomão fez. 

Mais importante ainda é saber que o amor e a bondade de Deus não se limitaram ao povo do passado, mas se estenderam a todos por meio de Jesus Cristo. Ele venceu o maior de todos os desafios e dificuldades, ao morrer em nosso lugar. Mas ele venceu tudo isso. Por isso agora, por meio dele, você pode trazer seus planos e preocupações diante do Pai em oração. Você pode dizer: Senhor, dá-me sabedoria para o novo ano! 

Oremos: Pai, ajuda-me a vencer as dificuldades que poderão vir pela frente. Perdoa-me por tantas vezes tentar viver sem buscar a tua orientação e vontade. Dá-me confiança em ti e sabedoria para o novo ano. Amém.