Publicado em: 29 de janeiro de 2022
Sem valor 

Para: sábado, 29 de janeiro de 2022
Texto: 1Coríntios 1.26-31  

“Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.” (1Co 1.27) 

Há alguns anos, uma propaganda insistia que “o mundo trata melhor quem se veste bem”. Não há como negar isso. Quem de nós já não experimentou ou imaginou algum olhar diferente por causa da roupa que estava usando? Quem de nós já não se sentiu desvalorizado em algum momento da vida? 

Infelizmente, em alguns lugares as pessoas são desprezadas em virtude do que vestem, do que aparentam, do seu poder aquisitivo ou pelo fato de terem ou não algum curso superior. Algumas pessoas nem sempre atribuem valor pelo que somos, mas pelas roupas que usamos, pelo saldo na conta bancária ou, então, por diplomas pendurados em uma parede ou pelo carro que dirigimos. 

O apóstolo Paulo nos faz repensar profundamente essa questão. Ele aponta para a perspectiva de Deus sobre esse assunto, sobre a importância e o valor que cada um de nós tem diante do Senhor: “Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco” (1Co 1.27). 

Ao enviar o seu filho Jesus Cristo para nascer numa minúscula cidade chamada Belém, tendo uma estrebaria com cheiro de animais sido o palácio do Filho de Deus, o Senhor nos responde inesperada e poderosamente. A maneira dele mostrar interesse, atribuir valor, perdoar as pessoas e lhes dar a vida eterna parece realmente uma loucura. O amor que ele sente e demonstra pela humanidade, através do sacrifício, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, parece não ter sentido. Aquilo que chamamos de loucura, Deus usa para nos salvar. E àquilo que desvalorizamos, Deus atribui valor. 

Oremos: Querido Pai, muito obrigado porque tu nos surpreendes com a simplicidade do teu amor. Obrigado por nos revestires de Cristo, do seu amor e graça e, assim, pela fé nele, sermos pessoas valiosas aos teus olhos. Em nome de Jesus. Amém.