Publicado em: 18 de janeiro de 2018
Sem perceber

Para: Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Texto: Salmo 19.7-14

“Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber.” (Sl 19.12)

“Eu não percebi!” Essa foi a frase do aluno ao entregar a prova sem assinar o nome. “Eu não percebi!” Foi o que disse o motorista, quando o guarda lhe alertou sobre o não uso do cinto de segurança e os faróis desligados. “Eu não percebi!”, disse o filho adolescente quando seus pais perguntaram por que ele não desligava as luzes ao sair de um cômodo da casa.

“Eu não percebi!” Você também já disse isso algumas vezes, não é mesmo? Frequentemente estamos tão “desligados” que parece ser essa a primeira resposta que vem à nossa mente.

O salmista Davi percebe e reconhece a criação de Deus e elogia a sua lei afirmando que ela é perfeita, nos dá novas forças, merece confiança, dá sabedoria aos simples, alegra o coração e ilumina a mente. O salmista percebeu que a lei do Senhor e os seus ensinos são muito preciosos e valem mais do que o ouro, destacando a importância de obedecer a essa lei.

Então ele reconhece os seus erros e demonstra preocupação com aquilo que poderia ter passado despercebido na sua confissão de pecados, dizendo: “Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber” (Sl 19.12).

Nada passa despercebido de Deus. Se por um lado isso nos assusta porque somos demasiadamente pecadores, por outro, nos consola, pois mesmo não percebendo, Deus está conosco em cada momento. O dia de hoje é mais uma prova do amor de Deus, no qual ele assegura que deu o seu filho Jesus para perdoar todos os pecados, inclusive aqueles que não percebemos ou lembramos.

Oremos: Senhor “livra-me dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem” (Sl 19.13). Perdoa os pecados que não tenho percebido e ajuda-me a não me acostumar com isso. Em nome de Jesus. Amém.