Publicado em: 22 de julho de 2020
Sem medo 

Para: quarta-feira, 22 de julho de 2020
Texto: Marcos 6.45-52  

“Coragem, sou eu! Não tenham medo! (Mc 6.50) 

O medo é um sentimento muito comum em nosso dia a dia. Um sentimento aparentemente normal, mas que leva muitas pessoas ao desespero. O medo da morte e o medo de falar em público estão entre os maiores medos das pessoas.  

Era, provavelmente, entre três e seis horas da madrugada. O vento batia com força contra o barco. Os discípulos estavam cansados, molhados e com frio. A lenda de que o mar era o lar de espíritos maus fez com que os discípulos, ao verem aquele vulto caminhando sobre as águas, ficassem com muito medo e exclamassem: É um fantasma!” E o medo era tão grande, que eles, apavorados, gritaram.   

Ter medo é algo absolutamente normal, mas o medo que os discípulos sentiram era aterrorizante. Nós parecemos fortes e autossuficientes, mas na verdade, somos fracos e dependentes de Deus. Por isso Deus, em sua infinita bondade, enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar e nos ajudar em nossos medos e em todos os problemas que afetam a nossa vida. A morte e ressurreição de Jesus trouxeram um sentimento de alegria, paz e de esperança ao mundo.  

“Coragem, sou eu! Não tenham medo!” (Mc 6.50), disse Jesus aos apavorados discípulos. Essas palavras não são palavras vazias e sem significado. Essas palavras mostram que, confiando em Jesus Cristo como nosso Salvador, o medo já não poderá mais nos dominar. 

Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Is 41.10), nos garante Deus. “Coragem, sou eu! Não tenham medo.    

Oremos: Amado Deus, enche nosso coração a nossa mente com o amor de teu filho Jesus Cristo para que o medo não nos domine e não nos afaste dos teus caminhos. Dá-nos coragem para testemunharmos da nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.