Publicado em: 30 de julho de 2021
Sem ilusão 

Para: sexta-feira, 30 de julho de 2021
Texto: Eclesiastes 2.18-26  

“Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?” (Ec 2.22) 

Certa vez um sacerdote estava construindo um presépio para o Natal. Ele estava com muita dificuldade para cortar a madeira, pois só tinha um serrote velho e enferrujado. Um senhor da igreja, vendo aquilo, saiu e voltou rapidamente. Ele tinha ido comprar uma serra elétrica portátil e deu-a de presente ao pastor. O pastor ficou muito feliz com esse gesto e agradeceu meio sem graça, dizendo que o senhor não deveria gastar tanto dinheiro com isso. O senhor respondeu: “Eu fico feliz em poder investir esse dinheiro para facilitar sua vida. É para isso que o dinheiro serve”. 

Enquanto seguia na construção do presépio, o sacerdote pensava: “Para que serve, realmente, o dinheiro? Porque trabalhamos tanto? E daqui a alguns anos, o que estou fazendo agora vai ter feito diferença na vida das pessoas?” 

Não é de hoje que dizem que “caixão não tem gaveta”. De fato, quando pensamos que nada levaremos daqui quando vier a morte, percebemos que não adianta juntar riquezas neste mundo. E o que fica? Essa é, também, a reflexão que o sábio faz em Eclesiastes: “Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?” (Ec 2.22). O que ganhamos com nossa dedicação ao trabalho? 

“Não adianta nos apegarmos às riquezas deste mundo. É ilusão”, afirmou o sábio. Embora facilitem a nossa vida, os bens materiais não nos salvam. Só Jesus, com seu perdão, pode nos salvar dos pecados e dar a vida eterna. Por isso, devemos dar ao trabalho e ao dinheiro apenas o valor que realmente têm: obter o sustento e manter a vida. E o que for além disso, saibamos usar com sabedoria, também ajudando o próximo em suas necessidades. Assim, o nosso trabalho ganha um sentido extra e deixa de ser ilusão. Além disso, Deus certamente abençoa o trabalho honesto e também quer abençoar muitos por meio do nosso trabalho. 

Oremos: Obrigado, Deus, pelo trabalho. Dá-me a sabedoria para viver. Por Jesus. Amém.