Publicado em: 07 de dezembro de 2021
Sem hipocrisia 

Para: terça-feira, 7 de dezembro de 2021
Texto: Tiago 4.1-10  

“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!” (Tg 4.8) 

Se tem uma coisa que irrita as pessoas hoje em dia é a tal hipocrisia. Hipócrita, segundo a origem da palavra, é aquele que esconde a verdadeira face. Trata-se de quem tenta parecer algo que não é, frequentemente para obter vantagem ou se colocar em posição superior aos outros. 

Muitas vezes a hipocrisia vem do medo de admitir as nossas fraquezas. Outras vezes, pode ser fruto das nossas ambições. A verdade é que podemos tentar e, às vezes, até conseguir enganar os outros com mentiras sobre nós mesmos. Mas a si mesmo e a Deus ninguém engana. Por isso o apóstolo Tiago escreveu: “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!” (Tg 4.8). 

Quando nos achegamos a Deus como filhos, não há como mentir. Precisamos reconhecer quem somos. Nesse momento, a única alternativa é esperar por seu perdão. Por isso é que apenas com fé em Cristo podemos viver perto de Deus. Foi ele quem nos garantiu a salvação, pagando pelos pecados que nos afastavam e que impediam o acesso ao Pai. 

Se, por um lado, é dolorido termos que reconhecer honestamente quem somos, por outro lado, é uma atitude libertadora. Não precisamos esconder mais nada. Deus nos ama assim mesmo, falhos como somos, por causa de Cristo. Isso nos dá coragem para sermos honestos uns com os outros também. Não precisamos tentar parecer melhores. Podemos cultivar a sinceridade, que gera verdadeira humildade e que é a base para a mudança de vida e para novos relacionamentos de amor fraterno. 

Oremos: Bondoso Deus, nada podemos esconder de ti. Perdoa os nossos pecados e ajuda-nos a sermos mais sinceros diante dos outros também. Dirige as nossas atitudes com o teu Santo Espírito para que vivamos com humildade, liberdade e verdadeiro amor. Em nome de Jesus. Amém.