Publicado em: 21 de outubro de 2022
Sejam santos 

Para: sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Texto: Levítico 19.1-2, 15-18  

“Sejam santos, pois eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.” (Lv 19.2) 

No livro bíblico de Levítico, no capítulo 19, lemos: “O Senhor Deus mandou dizer ao povo o seguinte: — Sejam santos, pois eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (Lv 19.1-2). 

Santidade é uma das inúmeras qualidades que a Bíblia atribui a Deus. “Deus é santo” significa afirmar que ele é puro, separado de tudo que é mau e imperfeito. Nada de ruim existe nele e tudo nele é perfeito. Em tudo que Deus faz há perfeição. Essa qualidade e condição faz parte do seu ser.   

E ele continua: “Sejam santos!” Deus exige que vivamos uma vida de pureza e dedicação perfeita. Será que isso é possível? Por nós mesmos, pelas nossas ações e omissões, pela nossa natureza e condição humana, definitivamente não. Todas as pessoas são pecadoras. Mas, por outro lado, por causa do amor do Pai, da graça de Jesus Cristo e do consolo do Espírito Santo, isso é possível sim. Ser santo também significa ser perdoado por Deus e, consequentemente, viver vida dedicada a ele. O nosso Pai Todo-Poderoso, criador dos céus e da terra, é santo e nos criou e nos mantém, abençoando-nos para que sejamos santos. Quem crê em Jesus é santo, porque ele nos perdoa e limpa de todos os pecados. E o Espírito Santo nos capacita para uma vida dedicada a Deus. É nesse sentido que afirmamos na confissão de fé do Credo Apostólico: “Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã – a comunhão dos santos”. É a reunião do grupo que foi perdoado por Cristo e nele crê e confia. 

Somos “santos” como cristãos perdoados, mas seremos “santos” como pessoas sem pecado somente na eternidade gloriosa no céu. Enquanto aqui estamos, com esse amor, bondade e perdão de Jesus, podemos aprender a viver e crescer em vida santificada motivados pela fé, por graça e misericórdia divina. 

Oremos: Senhor Deus, santifica-me na verdade. A tua palavra é verdade e vida. Por Jesus Cristo. Amém.