Publicado em: 18 de novembro de 2021
Seguro com Deus 

Para: quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Texto: Salmo 46  

“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” (Sl 46.1) 

Uma das características do nosso tempo é a insegurança. Ficamos inseguros em relação à nossa integridade física, saúde, estabilidade econômica ou ainda em relação ao nosso futuro e da nossa família. Também podemos ficar inseguros quanto ao que acontece depois da morte.

Para tentar aliviar esses sentimentos, nos cercamos de todos os cuidados e recursos possíveis. Mas, mesmo assim, a insegurança teima em tirar a nossa paz. O Salmo 46 nos dá uma ferramenta maravilhosa contra a insegurança: a promessa que Deus é o nosso refúgio e a nossa força.

Imagine que você está sendo perseguido por um malfeitor e está quase entrando em desespero pois não sabe mais para onde ir. Mas, de repente, encontra um lugar seguro. Que alívio tremendo! Essa é a imagem que o salmista quer nos passar: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Sl 46.1). Deus é aquele em quem nos abrigamos e podemos sentir uma tranquilidade total. Afinal de contas, ele é maior e mais poderoso que qualquer inimigo.

Imagine agora que uma criança está tentando subir numa árvore, mas não consegue. Então o braço forte do pai a puxa para cima. Com a força do pai, agora ela consegue. Essa figura nos ajuda a entender a segunda parte do salmo. Com base na nossa força e capacidade, nos vemos pequenos e fracos diante dos desafios da vida. Mas o braço forte de Deus é a nossa força, que nos sustenta e nos ergue quando caímos.

E quanto à vida após a morte? Também aqui Deus é o nosso refúgio e força, pois mandou Jesus para morrer pelos nossos pecados. O que para nós era impossível, Jesus fez por nós. Quando a insegurança fizer você sofrer, lembre que Deus é o nosso refúgio e a nossa força.

Oremos: Querido Deus, muitas vezes me sinto em perigo e fraco. Aumenta a minha fé de que em ti está o meu refúgio e a minha força. Por Jesus. Amém.