Publicado em: 09 de julho de 2023
Seguidores de Jesus

Para: domingo, 09 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 11.25-30

“Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” (Mt 11.29)

Um rapaz chamado Ricardo perguntou para um amigo: “Você está seguindo Jesus?” O amigo, um pouco confuso, respondeu: “Eu nem sabia que Jesus tinha Instagram”. Ricardo achou que o seu amigo estivesse brincando. Mas logo percebeu que ele estava realmente perdido e que não conhecia o Salvador Jesus. Ricardo teve a chance de mostrar algo que não era uma rede social, mas que era capaz de criar uma rede de relacionamento. Ricardo mostrou a Bíblia ao seu amigo, onde facilmente o nome de Jesus foi encontrado.

E você? Conhece a Bíblia? Conhece Jesus? Você está seguindo Jesus? Algumas pessoas seguem Jesus como alguém qualquer, como em uma rede social. Ficam observando passivamente. Até curtem uma coisa e outra. Mas olham à distância, apenas virtualmente.

Numa época em que ainda não havia rede social, o próprio Deus se fez gente, em Jesus, e encontrou pessoas sobrecarregadas por regras e leis religiosas indicadas por pretensos mestres. Jesus fez um contraponto a esses mestres, e inclusive os criticava por sobrecarregarem as pessoas. Jesus oferece alívio, descanso para a alma. Ele oferece liberdade e um convite: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso” (Mt 11.29).

A bondade e a obediência de Jesus fizeram com que ele aceitasse e enfrentasse a morte de cruz, para a nossa salvação. Como seguidores de Jesus, também carregamos as nossas cruzes, mas sem o peso da culpa e da condenação, pois os que creem em Jesus, isto é, os seus seguidores, já vivem em paz e são herdeiros da vida eterna. E, por isso, podem apresentar Jesus para outras pessoas.

Oremos: Querido Deus, por vezes sinto-me cansado e abatido. Dá-me forças para continuar sendo teu seguidor. Na força do teu perdão, concede-me alívio e descanso. Em nome de Jesus. Amém.