Publicado em: 28 de agosto de 2022
Seguidores de Jesus 

Para: domingo, 28 de agosto de 2022
Texto: Mateus 16.21-28 

“Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.” (Mt 16.24)

​​ A busca por seguidores nas redes sociais é frenética nos nossos dias. Quanto mais seguidores, curtidas e compartilhamentos, mais famoso é o influenciador. Jesus tinha muitos seguidores enquanto estava no mundo. Muitos desses seguidores apenas esperavam que Jesus fosse um “Salvador da Pátria”, libertando politicamente o povo das garras dos romanos. Outros seguiam Jesus porque queriam curas e milagres. 

Os discípulos de Jesus eram seguidores que sabiam quem ele era, “o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). E mesmo assim muitas vezes vacilavam, ou esqueciam qual era a missão de Jesus aqui neste mundo: salvar a humanidade. Quando Jesus avisou que teria que sofrer, o mesmo discípulo que antes havia confessado que Jesus era o Messias, repreendeu Jesus dizendo que o Pai não poderia permitir isso. Quem antes havia sido elogiado por Jesus dizendo que sua confissão de fé era a base da Igreja, agora era chamado de pedra de tropeço. 

Ser seguidor de Jesus significa consagrar toda a vida a ele, sabendo que neste mundo vamos sofrer as consequências por isso. Somos pecadores, mas também somos justificados por Jesus por causa de sua morte na cruz. Agora, Jesus nos diz: “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Mt 16.24). 

Olhar para o que nos aguarda na eternidade faz com que sejamos mais gratos a Deus por tudo o que temos e somos. Manter contato com Jesus pela sua Palavra, registrada na Bíblia, em casa e na igreja, faz com que nossa fé em Jesus seja sempre fortalecida. É essa fé que nos fortalece para enfrentar as situações ruins do dia a dia, nos mantendo firmes na caminhada rumo ao céu.  

Oremos: Senhor Deus, mantém-nos firmes na fé em Jesus para caminharmos juntos rumo ao céu. Por Jesus. Amém.