Publicado em: 02 de julho de 2021
Satisfeitos e alegres 

Para: sexta-feira, 2 de julho de 2021
Texto: Isaías 66.10-14  

Alegrem-se junto com Jerusalém e cantem hinos de louvor, todos os que a amam. Alegrem-se junto com Jerusalém, todos os que choraram por ela.” (Is 66.10) 

O cenário era desolador. Lágrimas escorriam pelo rosto do povo ao ver a sua amada cidade sitiada e destruída, enquanto eram levados ao exílio. A dura realidade do povo de Jerusalém era de carestia, tristeza e insegurança, pois ele havia andado longe de Deus, afundado na idolatria, imoralidade e injustiça. 

Assim, o Senhor aplicou sua dura lei para chamar o povo ao arrependimento e à restauração, pois Deus não se alegra com a morte de um pecador. Para ilustrar a misericórdia de Deus, o povo foi colocado diante de um novo cenário, um cenário de consolação! Deus, o Senhor, prometeu: “Como a mãe consola o filho, eu também consolarei vocês; eu os consolarei em Jerusalém” (Is 66.13). 

Jerusalém, nesse texto sendo referência à habitação com Deus, é como uma mãe que dá de mamar e carrega seu filho nos braços, suprindo todas as suas necessidades, provendo plena segurança, alegria e satisfação. A Jerusalém restaurada, após o exílio, nos indica a nova vida com Deus, alegre e satisfeita, quando nos arrependemos dos pecados e cremos na restauração conquistada por Jesus, com sua morte na cruz e com o seu vitorioso retorno à vida. Por isso, “alegrem-se junto com Jerusalém e cantem hinos de louvor, todos os que a amam. Alegrem-se junto com Jerusalém, todos os que choraram por ela” (Is 66.10) 

O apóstolo Pedro, poeticamente, escreveu: “Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos” (1Pe 2.2)Deus, por seu agir misericordioso, nos alegra e satisfaz na esperança da nova Jerusalém, morada eterna e celestial, na qual Jesus enxugará definitivamente toda lágrima. 

Oremos: Senhor Deus, mantém-nos saciados, alegres e seguros em teus braços, desejando sempre a tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.