Publicado em: 06 de julho de 2021
Santos e fiéis 

Para: terça-feira, 6 de julho de 2021
Texto: Colossenses 1.1-8  

“Ao povo de Deus que mora na cidade de Colossos, os nossos fiéis irmãos em Cristo. Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, estejam com vocês!” (Cl 1.2) 

Podemos encontrar muita riqueza nas saudações das cartas da Bíblia. O apóstolo Paulo, ao escrever aos cristãos de Colossos, começou assim: “Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo junto com o irmão Timóteo esta carta” (Cl 1.1). Esse título, apóstolo de Cristo Jesus, não é apenas uma honraria, mas mostra um compromisso com a missão de Cristo neste mundo. 

O pastor da igreja de Colossos, chamado Epafras, era conhecido de Paulo. Ele havia feito uma visita ao apóstolo e relatou a vida de sua igreja. Paulo alegrou-se com as notícias e com a vida de fé da igreja naquela cidade. redigiu a carta que tinha como objetivo exortar os cristãos colossenses fortalecê-los na fé em Jesus. 

Paulo aprendeu a olhar para a igreja cristã assim como Cristo, falando ao povo de Deus que mora na cidade de Colossos” (Cl 1.2). O povo de Deus é o povo santo. Santo é todo aquele que não tem pecado, que vive uma vida santa. Tal santidade não se adquire por força da própria vontade. Ela é dada por Jesus a todos que creem em seu sangue que purifica de todo pecado. São santos todos os que foram libertos do império das trevas e que servem a Cristo com obras santas. Cristo olha para nós, cristãos, como sendo santos.  

Paulo escreveu aos fiéis irmãos em Cristo”. A fidelidade, ou sinceridade na fé, é elemento básico no amor de Jesus. Deus nos chamou para a perseverança. Cristo prometeu a coroa da vida eterna a quem for fiel até a morte.  

Por fim, Paulo saudou os irmãos com “a graça e a paz de Deus”. Graça é o amor de Deus. Deus amou os colossenses, por isso lhes ofereceu o perdão dos pecados. E, assim como os colossenses, os cristãos do mundo inteiro receberam de Deus graça sobre graça. 

Oremos: Salvador Jesus, faze-nos sermos santos, fiéis, agraciados, pessoas que vivem em paz com Deus e com o próximo. Amém.