Publicado em: 24 de dezembro de 2019
Salvou-nos do que era mais importante

Para: terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Texto: Mateus 1.18-25 

Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mt 1.21) 

Se tivesse uma coisa na sua vida da qual você pudesse se livrar, qual seria? Uma dívida? Uma doença? Alguém que persegue você ou que lhe faz mal? Bem que a gente gostaria de, em um passe de mágica, ser salvo de tudo que nos atrapalha e faz sofrer, não é? 

Há mais de dois mil anos, a esperança do pequeno povo de Israel era ser libertado. Eles eram dominados pelos romanos. Viviam oprimidos e aguardavam um herói salvador. Mas Deus queria lhes dar muito mais. Queria livrar do que realmente importava. Queria lhes dar uma liberdade que durasse para sempre. 

De todas as coisas que podemos nos livrar, a pior se chama pecado. É algo que está enraizado na nossa natureza, e causa todos os outros problemas. Por causa do pecado é que há no mundo tanto sofrimento, maldade e misérias, que acabam atingindo tanto os maus como os bons. Por isso o anjo disse a José, quando lhe revelou que Maria estava grávida do Salvador: “Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). 

Jesus significa “o Senhor é salvação”. Ele pagou por nossos pecados. Levando sobre si toda a culpa, ele nos livrou do principal. Livres do pecado, temos paz com Deus, e isso nos ajuda a enfrentar de modo diferente toda a vida. 

Neste Natal, Deus quer renovar esta certeza em nosso coração, para que andemos por este mundo livres para amar e servir ao nosso próximo, levando a todos o seu perdão. Assim como o bom José, somos convidados a receber o menino Jesus nos braços e mostrar ao mundo o amor de Deus que nele se revela. 

Oremos: Bom Deus, perdoa os meus pecados, por amor de Jesus, e guia-me para uma nova vida em paz contigo. Ajuda-me a ser teu mensageiro por onde eu andar. Amém.