Publicado em: 29 de fevereiro de 2020
Sair aprovado das aflições 

Para: sábado, 29 de fevereiro de 2020
Texto:  

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! (Tg 1.12)

O propósito de Deus ao permitir que passemos por aflições é que sejamos vencedores aprovados e não perdedores vencidos. É como lemos na Carta de Tiago, no capítulo primeiro, versículo 12: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam”. 

Na continuação desse texto, nos é dito que as tentações para o pecado fazem parte das nossas aflições e incluem a atração e o engano dos próprios maus desejos. Esses, por sua vez, “fazem com que o pecado nasça”, e o pecado uma vez consumado, produz a morte. 

Como, então, ser aprovado por Deus e receber o prêmio? Tiago lembra que tudo de bom “e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu” (Tg 1.17). Pela graça de Deus recebemos forças para suportar e vencer as tentações e aflições. Quanto aos pecados, eles são perdoados, quando, arrependidos, os confessamos e em fé nos apegamos ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Só assim a aprovação e o prêmio da eterna bem-aventurança são possíveis, e estão à disposição de cada um de nós. Sobre essa felicidade que nos espera pela fé no Salvador, o apóstolo Paulo escreveu: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2.9).  

Permaneçamos firmes nessa esperança e nessa convicção de fé. Esforcemo-nos, também, para repartir e divulgar tão grandes bênçãos entre todos os que convivem conosco. 

Oremos: Bondoso Deus, concede-me sabedoria e forças para enfrentar as tentações e para suportar todas as aflições com paciência e esperança. Perdoa os meus pecados pelos méritos da vida santa e do sacrifício de Jesus Cristo. Fortalece sempre a minha fé. Amém.