Publicado em: 29 de junho de 2018
Saindo da caverna

Para: Sexta-feira, 29 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: 1 Reis 19.9-21

“O que você está fazendo aqui, Elias?” (1Rs 19.9)

Após ter sido alimentado e reanimado para seguir sua viagem, o profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Sinai. Ainda com medo da perseguição, buscou refúgio numa caverna.

Por duas ocasiões, Deus se manifestou ao profeta Elias na caverna. Nas duas vezes Deus lhe disse: “O que você está fazendo aqui, Elias?” Era como se dissesse: “O que você faz nesse lugar onde o Senhor não ordenou que você estivesse?” Deus o orientou para que saísse dali, voltasse para o deserto e fosse para a cidade a fim de ungir Hazael como rei da Síria. Vida que segue. Dessa maneira, encontrou-se com Eliseu que passou a trabalhar como seu ajudante.

A caverna consistia num lugar para se refugiar, se esconder, se omitir, fugir. De que adiantaria um profeta de Deus em missão confinar-se nesse lugar? Hoje existem múltiplas e diferentes cavernas. Cavernas do medo, da dor, da tristeza, do desespero, do isolamento, entre outras. Em situações de crise, muitos buscam refúgio nesses lugares. Deus também nos diz: “O que você está fazendo aí? Saia, já, da caverna!” Em sua Palavra ele garante: “Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for” (Gn 28.15). É o próprio Deus quem diz: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo’.” (Is 41.10, 13).

Jesus está conosco sempre. Sua presença nos reanima. Jesus também nos diz: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).

Oremos: Sê tu conosco sempre, ó Senhor, principalmente nos momentos de tristeza, dor, sofrimento e desorientação. Tu és o nosso refúgio e nossa fortaleza, socorro que nunca falta, especialmente em meio às tribulações. Em nome de Jesus. Amém.