Publicado em: 08 de agosto de 2021
Riquezas no céu para quem tem fé 

Para: domingo, 8 de agosto de 2021
Texto: Lucas 12.32-34 

“Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.” (Lc 12.34) 

Qual a diferença entre as riquezas terrenas e as riquezas do céu? Conseguimos abrir mão das riquezas daqui, que são passageiras e finitas, para guardarmos riquezas no céu, onde nunca acabarão? 

O sentimento de apego coloca confiança nas riquezas, que certamente sequestrarão nosso coração, afastando-nos do Reino do Pai. Jesus mesmo nos disse: “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Lc 12.34). 

Jesus encoraja os seus discípulos a confiar no cuidado do Pai, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus não como algo inatingível e distante, mas como uma promessa de cuidado e bondade, dando-nos abundantemente as suas bênçãos para as compartilharmos com as pessoas. 

Somos desafiados a investir tesouros deste mundo no cuidado com os que têm necessidades, que não têm recursos suficientes para viver dignamente. Não são tesouros que geram dividendos e méritos eternos, mas eles identificam onde estão as nossas riquezas. Se elas estiverem ajudando os que têm necessidades, ali estará o nosso coração, revelando a verdadeira riqueza guardada no céu. A melhor riqueza procede de uma vida de acordo com o que Deus ensina. 

Jesus Cristo abriu mão de tudo o que era seu para nos dar a maior de todas as riquezas: ele se doou por nós. A riqueza do amor de Cristo nos move a ajudar generosamente as outras pessoas, como resposta autêntica de nossa fé, a bolsa que não se estraga e a riqueza guardada, que nunca se acaba. Investindo as nossas riquezas, os nossos recursos, para auxiliar as pessoas, faremos com que a riqueza de Cristo alcance muitos para a salvação. 

Oremos: Bondoso e gracioso Salvador, o teu ensino nos conduz a buscar teu Reino em primeiro lugar. Afasta de nós o medo e traz abundantemente o teu Reino a nós. Que o amoroso perdão de Cristo não falte a ninguém e que a caridade se expresse por meio da fé. Amém.