Publicado em: 17 de março de 2017
REVELANDO DETALHES

Sexta-feira, 17 de março de 2017

Leia Lucas 18.31-34

“Ele será entregue aos não judeus, e estes vão zombar dele, insultá-lo, cuspir nele e bater nele; e depois o matarão. Mas no terceiro dia ele ressuscitará” (Lc 18.32-33).

            Jesus deixou a Galileia, ao norte, e está, com seus doze discípulos, na estrada para Jerusalém. As multidões estão animadas por causa de tudo o que Jesus está fazendo, e os discípulos se deixam levar pelos sonhos e esperanças das multidões. Jesus diz a eles que tudo o que foi registrado sobre ele pelos profetas no Antigo Testamento será cumprido em Jerusalém. Eles esperam que Jesus anuncie seu glorioso reino terreno, mas Jesus mostra um cenário muito diferente.

            Jesus já havia anunciado duas vezes a sua morte e ressurreição. E ele não revelara os detalhes por trás das palavras “O Filho do Homem terá de sofrer muito”. Agora, entretanto, ele fala. Ele não conta sobre a traição futura de Judas, mas ele revela que o Conselho Superior dos judeus, o Sinédrio, irá entregá-lo aos não-judeus, os gentios, a saber, a Pôncio Pilatos, o governador romano.

            Os soldados romanos irão zombar dele, tratá-lo de modo vergonhoso e humilhante, cuspir nele, acoitá-lo e, por fim, matá-lo. Os detalhes são impressionantes. Jesus sabe exatamente para onde está caminhando, e segue por ele voluntariamente.

            Não era isso o que os discípulos esperavam ou queriam ouvir. Mas quando essas palavras se cumpriram, eles não tiveram dúvidas de que Jesus previu tudo, e suportou tudo, por eles e por nós.

Oração: Todo-Poderoso Deus, o teu Filho sabia de tudo o que iria sofrer para nos salvar de nossos pecados e mesmo assim ele seguiu adiante voluntariamente. Dá-me um coração agradecido para que eu siga alegremente o caminho que tu escolheste para eu seguir, qualquer que seja ele. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.