Publicado em: 14 de outubro de 2023
Resiliência

Para: sábado, 14 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Filipenses 4.10-13 

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Fp 4.13) 

Resiliência é uma propriedade que certos materiais apresentam que os faz retornar à forma original após serem submetidos a uma deformação elástica. É um conceito importante para a engenharia de materiais e tem sido transposto para outras áreas, como treinamentos corporativos e a literatura motivacional. Ser resiliente é recobrar-se com facilidade ou adaptar-se às dificuldades, pressões ou mudanças da vida. É saber lidar com o estresse, com o choque e com outras experiências humanas que dificultam ou impedem a pessoa de desenvolver o seu potencial ou de viver de uma forma mais plena. 

Apesar de ser um conceito contemporâneo, a resiliência tem sido ensinada pela Bíblia há pelo menos dois mil anos. Ela não utiliza este termo, claro, mas sim o sentido por trás dele. Em Filipenses 4.13 lemos: Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Enquanto os materiais resilientes têm esta capacidade em si mesmos, o ser humano precisa recebê-la de fora, de Cristo, pela fé. Foi ele, Jesus, quem foi submetido a uma pressão esmagadora, foi desfigurado, e parecia que estava acabado. Mas ao terceiro dia ele ressuscitou, mostrando a sua resiliência diante do pecado, da morte e do próprio inferno. 

Voltando à vida, para nunca mais morrer, Jesus é fonte de poder e fortalecimento para que todo aquele que nele crê supere pressões, perdas e dores sem desesperar. Se as situações da vida estão pressionando e ameaçando esmagar você, lembre-se de que elas tentaram o mesmo com Cristo, e não conseguiram. E se é ele quem fortalece você, por que agora elas conseguiriam? 

Oremos: Querido Jesus, tudo posso porque tu me fortaleces. Ajuda-me a olhar sempre para ti e confiar-te os meus anseios, problemas, desafios e as minhas alegrias. Amém.