Publicado em: 23 de setembro de 2023
Remando contra a maré

Para: sábado, 23 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Filipenses 1.27-30 

“Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele.” (Fp 1.29) 

Remar contra a maré é duro. Exige muito esforço, concentração e preparo para não deixar o barco virar. Remar contra a maré também exige coragem. Afinal, os riscos aumentam e você pode ser visto como alguém pouco inteligente. Mas remar contra a maré pode ser a única alternativa quando você sabe que o melhor destino está rio acima, contra a maré. E, sabendo disso, você rema com força. Afinal, o destino final compensa cada remada. 

Estar a favor da maré certamente é mais cômodo, mais fácil, e exige bem menos esforço. Mas precisamos remar contra a maré quando a maré tenta nos afastar do melhor destino, da vida, da alegria. Por irmos contra a maré, podemos sofrer. E muito. Somos empurrados constantemente por uma maré de ideias que podem nos afastar da própria vida. É a maré do “eu sou o dono do meu nariz”, ou a maré do “o importante é ser feliz a qualquer custo”, ou a maré do “toda a forma de amor é válida”, ou a maré do “todos os caminhos levam até Deus”, ou ainda a maré do “Deus provavelmente não existe, então aproveite a vida sem culpa”. 

Para evitar que os Filipenses simplesmente fossem levados pela maré da moda, Paulo os aconselhou: Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele” (Fp 1.29). 

Quando precisamos remar contra a maré, mesmo que seja difícil, que soframos com os que passam ao lado zombando de nossas remadas rio da vida acima, já somos vitoriosos. Afinal, o porto seguro já está sendo preparado por Jesus para o nosso descanso e alegria eternos. 

Oremos: Pai, quando remarmos contra a maré para permanecermos em teu evangelho salvador, dá-nos a força do Espírito Santo para amarmos até mesmo os que zombam de nós. Em nome de Jesus. Amém.