Publicado em: 18 de agosto de 2020
Religião de aparências 

Para: terça-feira, 18 de agosto de 2020
Texto: Isaías 29.11-16  

O Senhor diz: Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor.” (Is 29.13) 

As redes sociais são conhecidas no mundo inteiro. Por meio delas as pessoas se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Um dos assuntos em relação às redes sociais, motivo de debate, é a falsa imagem que muitos passam por meio de suas postagens, dando a impressão de que sempre estão felizes, têm uma vida perfeita, mas, na prática, a sua vida é muito diferente. Isso não acontece somente nas redes sociais. Há muitas situações em que se vive apenas de aparência. 

Deus, por meio do profeta Isaías, fala de uma religião de aparências: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor” (Is 29.13). A religião de aparências é vivida apenas exteriormente. Serve para mostrar algo para outras pessoas, cumprir alguma formalidade ou até mesmo para se engrandecer. Muitas vezes, não passa de uma repetição de ensinamentos, sem reflexão alguma. O profeta Isaías diz que isso não serve para Deus. O que Deus quer é uma religião que brote do coração. 

Jesus, em inúmeras ocasiões, falou de modo semelhante sobre a prática da religião de aparências. Ele não ficou preso a fórmulas prontas. Ele foi exemplo de vivência da verdadeira religião, em sua prática mais intensa, anunciando a salvação, ajudando quem necessitava. Ele foi ao extremo ao se sacrificar em nosso lugar. Fez tudo em nosso lugar.  

Viver a religião, primeiramente, é crer que ele, de fato, é nosso Salvador, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Essa fé nos impulsiona a colocar em prática os seus ensinamentos. Em outras palavras, fazemos porque ele fez por nós, primeiro. 

Oremos: Bondoso Deus, pedimos perdão pelas muitas vezes em que vivemos uma religião apenas de aparências. Mantém-nos na verdadeira fé. Amém.