Publicado em: 09 de outubro de 2017
Refúgio na estrada

Para: Segunda-feira, 09 de outubro de 2017

Texto: Salmo 90.1-8

“Senhor, tu sempre tens sido o nosso refúgio.” (Sl 90.1)

Há diferentes sentidos para a palavra refúgio, dependendo da experiência que tivermos. Para alguns, refúgio tem a ver com fuga. Para outros, com esconderijo ou proteção. Ou pode ser que refúgio lembre um bom descanso.

Ao viajar por determinadas estradas, podemos encontrar placas que oferecem um local de refúgio. Algumas dessas placas dizem: “Refúgio a três quilômetros”, “Refúgio a um quilômetro”, “Refúgio a cem metros”. Esses refúgios sinalizados pelas placas são os espaços maiores de parada ao longo da estrada, que são muito importantes quando há imprevistos.

Isso também faz sentido para a nossa vida. Nós vivemos correndo e, enquanto tudo vai bem, seguimos em frente, sem parar. Às vezes até planejamos algum descanso para nos reanimar. Mas pode ocorrer que, por problemas diversos, a gente sinta necessidade de parar quando não imaginava. Daí a importância de termos aonde nos refugiar.

O Salmo 90, versículo 1, diz: “Senhor, tu sempre tens sido o nosso refúgio”. Isso significa que, aconteça o que acontecer, mesmo que estejamos correndo muito pela vida e tenhamos medo de o mundo nos atropelar, sempre temos Deus ao nosso lado. Em qualquer altura de nossas vidas e em qualquer velocidade que estejamos, Deus nos oferece descanso e novas forças em seu amor.

A parada para descansarmos na força do Pai e no consolo do Espírito Santo só é possível porque Cristo pavimentou nossa estrada. Ele mesmo é o caminho para todos nós, tão perdidos no meio dos mapas confusos que a vida oferece. Com Cristo ao nosso lado, não há o que temer, sempre há refúgio para nós.

Oremos: Querido Deus, na correria desta vida, lembra-nos sempre do teu amor. Dá-nos o descanso e refúgio que precisamos, e renova as nossas forças pelo teu Espírito Santo. Por amor de Jesus. Amém.