Publicado em: 10 de novembro de 2023
Reconhecer e agradecer

Para: sexta-feira, 10 de novembro de 2023
Texto: Salmo 70 

“Como Deus é grande!” (Sl 70.4) 

Uma das dificuldades com as quais convive o ser humano é a de reconhecer seus benfeitores. É muito comum acontecer conosco. Somos auxiliados e, de repente, já não lembramos das pessoas que foram muito importantes nas nossas conquistas ou nos momentos de aflição, e deixamos de exercitar uma das mais nobres virtudes humanas, que é a gratidão.  

Salmo 70 nos faz pensar sobre isso. Temos ali um homem que ora, suplicando pela ajuda de Deus, mas que, acima de tudo, reconhece o seu poder e amor. O seu coração, portanto, é um coração leve, pois reconhece em Deus o seu libertador, aquele em quem está a sua ajuda. 

A vida humana, infelizmente, impõe dificuldades e sofrimentos. por mais que os evitemos, ninguém fica imune. Como cristãos, temos nossos valores e prioridades, que frequentemente não são aceitos, gerando preconceito e isolamento. Davi, o autor do salmo, passou por muitas situações de perseguição e sofrimento por causa da fé, ou sejapor causa dos valores que adotava para sua vida. Ele não era perfeito. Longe disso. Porém, ele confiava em Deus, no seu amor e poder. Essa confiança o sustentava e lhe dava condições de ir em frente, a ponto de dizer: “Como Deus é grande!” (Sl 70.4). Aí está o segredo.  

Nós também podemos caminhar com confiança e segurança. Deus é grande e estará conosco sempre. Ao enviar Jesus para nos dar o perdão dos pecados, ele mostrou o quanto nos ama e quer estar conosco. Mesmo em meio a situações de conflito e dificuldade, que frequentemente são geradas por nossos próprios equívocos, podemos ter certeza de que em Deus há libertação e, portanto, condições de seguirmos com mais leveza e serenidade.   

 Oremos: Senhor, que reconheçamos sempre tua grandiosidade. Ajuda-nos a ter consciência do teu amor e poder, que são segurança e sustento para a nossa caminhada. Abençoa-nos sempre. Amém.