Publicado em: 29 de maio de 2022
Receber, saber e crer 

Para: domingo, 29 de maio de 2022
Texto: João 17.6-11  

Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste.” (Jo 17.8) 

Em certas circunstâncias, ao recebermos uma notícia, mesmo sabendo que é verdadeira, temos dificuldade em acreditar nela. Isso se dá normalmente com notícias muito boas ou muito ruins. Podemos dizer que existe uma construção em nós mesmos quando recebemos uma notícia ou mensagem. Depois que a recebemos, tomamos conhecimento dela e então acreditamos nela. Outras vezes essa construção é interrompida, não queremos saber de algo e muitas vezes não queremos acreditar em nada. 

Quando Jesus foi enviado ao mundo, ele trouxe uma notícia ou mensagem da parte de Deus. Essa mensagem é chamada de evangelho, ou seja, a boa notícia de que em Jesus há perdão e salvação. Jesus foi enviado ao mundo para realizar a vontade de Deus e, por meio da sua morte e ressurreição, perdoar os pecados de todas as pessoas, reconciliar a humanidade com Deus e oferecer assim a salvação eterna. 

Em certa ocasião, enquanto Jesus estava orando, ele disse: “Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste” (Jo 17.8). Essa mensagem de Jesus, dada aos seus primeiros seguidores, chegou até nós hoje pela Bíblia Sagrada, por ela recebemos a boa notícia de perdão e salvação.  

Por nós mesmos não conseguimos terminar a construção. Mesmo recebendo a mensagem de Deus, nossa razão, as incertezas, nossa incredulidade e o mundo tentam interromper esse processo. Mas graças ao bondoso Deus temos um auxiliador, o Espírito Santo, que trabalha em nós para que a construção seja realizada. Ele faz com que a mensagem recebida seja aceita e ele age para que creiamos que Jesus foi enviado por Deus para perdoar e salvar todas as pessoas. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por enviares teu filho Jesus ao mundo. Que o Espírito Santo sempre nos auxilie para que possamos crer que Jesus é o salvador. Amém.